novembro 14, 2007

Declínio e queda do Império Romano – Edward Gibbon

Posted in História às 1:42 pm por espacointuicao

Sinópse: Na obra monumetal obra de Edward Gibbon (1737-1794)The Decline and Fall of the Roman Empire” encontrei um trecho muito interessante, o qual gostaria de transcrevê-lo aqui. No capítulo no qual Gibbon a descreve as crueldades, loucuras e o assssínio do tirano Cômodus, filho de Marco Aurélio, está uma bela passagem sobre a natureza humana e as regras as quais criadas pelos próprios homens submetem-nos à mais terrível de todas as paixões, o desejo de poder…

“A maior parte dos crimes que perturbam a paz interna da sociedade é produzida por coerções impostas aos apetites da humanidade pelas necessárias mas desiguais leis da propriedade, que confinam a uns poucos a posse dos objetos cobiçados por muitos. De todas as nossas paixões e apetites, o amor ao poder é o de natureza mais imperiosa e insociável, pois a soberba de um homem exige a submissão da multidão. No tumulto da discórdia civil, as leis da sociedade perdem a força e o lugar delas raramente é preenchido pelas leis da humanidade. O ardor da disputa, a arrogância da vitória, o desespero do êxito, a lembrança de injúrias passadas e o temor de perigos vindouros, tudo contribui para inflamar o espírito e calar a voz da piedade. Por tais motivos, quase todas as páginas da História estão manchadas de sangue civil;(…)”

________________
Referências Bibliográficas

GIBBON, Edward. Declínio e queda do Império Romano. Trad. José Paulo Paes. Ed. abreviada. São Paulo: Companhia das Letras, 2005 – p. 111.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: