agosto 5, 2008

Sobre um pálido ponto azul: um breve questionamento

Posted in Meus textos às 5:31 pm por espacointuicao

Em um pálido ponto azul perdido, desolado, minúsculo, “suspenso por um raio de sol”; rastejando em sua superfície, estamos nós – abjetos pontinhos multicores; carregados de doenças, rastejando ao sabor de uma míriade de eventos, no caos da criação contínua…
A grande maravilha é observar o tênue pulsar da vida a desafiar todas as impossibilidades, rompendo dolorosamente o limite dos eventos áridos e atrozes de um universo hostil que, parece não a desejar e conspira contra sua permanência…

E o pobre Homem imerso na grande tormenta da evolução do Universo, sofre com a angústia em entender sua débil existência; saber-se presa de uma impiedosa fera que brinca com ele/ela antes de devorá-lo…

Mas, como diz Pascal, a nobreza do Homem está ai; saber-se vencível, insignificante, contudo, ele sabe que morre e o Universo não sabe que mata…
– Ou será que sabe?…
– Como pode a vida surgir do caos, se o caos não estiver pejado desta vida?
– Como pode o pensar, logo existir? Como imaginar o pensamento sem o ser pensante? Poderia o caos estar pejado do pensamento?

Questionamentos baseados no vídeo:
Nós estamos aqui – O pálido ponto azul. Título original: We Are Here: The Pale Blue Dot, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=-Lijub2HYPs, 05/08/2008 15:46
(*) Foto extraída do site da Agência Espacial Norte-Americana – NASA, disponível em: http://www.nasaimages.org/, 05/08/2008 16:30.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: