janeiro 3, 2009

TALVEZ…

Posted in Meus textos às 11:18 pm por espacointuicao


Joandre Oliveira Melo

Talvez, quando eu me aposentar eu realmente me torne um homem ou, pelo menos me aproxime do que seja um homem; do que ele pode ser, fazer e sentir.
Por enquanto, sou apenas um pedaço de carne que anda, come, bebe, veste, faz sexo, ama, descansa, pensa. Enfim, apenas um pedaço de carne que vive para o sistema e que se consome em nome dele.

Talvez, eu não passe de gado; guiado pelas veredas que me levam a lugar nenhum. Pelo caminho, há apenas um pouco de palha para que eu possa comer e um pouco de água para beber.
Vejo outros como eu. porém gordos; movem-se freneticamente, comem grama fresca; muita, muita grama e vegetais que eu nem conheço e bebem águas claras que deságuam de enormes e refrescantes cascastas. Olho para trás e vejo outros como eu ou, talvez, até em piores condições; corpos chupados, andar trôpego, talvez mais do que o meu. Quando conseguem um pouco de palha, comem. Água! Só o que sobra do resfetalar-se do gado gordo.

E assim caminho; cada dia, é um dia a menos. Eu penso comigo: graças a Deus, um dia a menos….
______________________
(*) Ilustração feita por Joandre Oliveira Melo, três de janeiro de 2009. A intenção era mostrar um burrinho puxando uma carroça transbordando cenouras, fresquinhas, e um fazendeiro a guiar o burrinho com destas suculentas cenouras. Porém, o burrinho jamais comerá a cenoura e nunca saberá o peso que está carregando nas costas.

Anúncios

1 Comentário »

  1. Flávio Marcus da Silva said,

    Joandre, concordo com você quanto à comparação entre o seu texto TALVEZ… e o texto de Anaïs Nin, uma mulher que viveu intensamente suas paixões, sobretudo nas décadas de 30, 40 e 50, na maior parte do tempo em Paris (a cidade das paixões). Hoje, é muito difícil encontrar tempo para os verdadeiros prazeres da vida, se temos que trabalhar, trabalhar, trabalhar.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: